...:::: Seja bem-vindo, que Deus te abençoe e uma ótima leitura. ::::...

quarta-feira, 3 de março de 2010

Deus quer amigos

Êxodo 33.15

"Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso, não é por andares tu conosco, e separados seremos, eu e o teu povo de todo o povo que há sobre a face da terra? Então, disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos e te conheço por nome."

Irmão amados, pra falar bem a verdade não era essa a mensagem que eu estava preparando para o blog, mas quando sentei na frente do computador para escrever, comecei a lembrar de uma mensagem que Deus me deu, e meditar nela, pensei talvez alguém esteja precisando e por isso irei colocar um trecho da mensagem aqui no blog. Que você possa ser abençoado e edificado em nome de Jesus.

Queridos e amados irmãos, quero tratar de um assunto um tanto quanto importante e ao mesmo tempo complicado, oro a Deus que você possa entender o propósito de Deus e sua vontade, sei que abordarei um tema um pouco complicado pois está impregnado no caráter de muitos cristãos que infelizmente somam uma massa numerosa de pessoas.

Contexto Bíblico:

O povo aqui neste texto que abordamos, vem de uma experiência não muito agradável. Se olharmos o capítulo 32 de Êxodo vemos desde o bezerro de ouro a oração intercessória de Moisés pelo povo, vemos Deus pronto a destruir o povo por causa de seu pecado e sua obstinação. Porém Moisés como faria todo grande líder, não pensou só em si mesmo pois Deus faria dele uma grande nação, e suplicou pelo povo para que Deus lhes perdoasse por ser um povo obstinado. Os idólatras morrem o povo é castigado mas há uma consequência pelo pecado, Deus não conduziria o povo á terra prometida porque se ele conduzisse o povo, eles morreriam no caminho por serem um povo obstinado. (Êx. 33:3)

O que me chamou muito atenção nesse contexto todo, é o versículo 11 do capítulo 33 onde a bíblia compara a forma com que Moisés falava com Deus, á de uma pessoa conversando com seu amigo. Preste bem atenção nessa palavra AMIGO

Do latim "amicus", e seu significado vem da raiz do verbo AMO, entenda amigo vem de amar, é um sentimento executado por dois indivíduos e o que constitui a amizade é o AMOR.

Deus amava a Moisés disso todos sabemos, mas eu gosto também da relação inversa, Moisés amava a Deus. A Bíblia mostra claramente sua relação de amizade com Deus, sua comunhão, o relacionamento intimo e ao mesmo tempo surpreendente que Moisés tinha com Deus. O versículo 32 do capítulo 32 mostra bem essa relação de amizade, Moisés amava a Deus e também amava aquele povo. "Agora, pois, perdoa o seu pecado: se não, risca-me, peço-te, do teu livro que tens escrito" e Deus responde no versículo 33 "...Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro."

Aqui eu abro um parênteses (Muitas pessoas pregam besteira falando que Moisés quis abandonar a Deus, em nenhum momento Moisés quis abandonar Deus e nem tão pouco negociar com Deus, Moisés sabia de sua amizade com Deus, mas ele tinha uma missão, um chamado, liderar aquele povo, ele não passou tudo que passou para que o povo ficasse sem Deus ou morresse perdido no deserto, ele sabia que sua amizade não seria abalada pois ele AMAVA a Deus, mas a missão de Moisés era liderar o povo e ele não abandonou essa missão.)

Deus não queria mais ir com o povo por causa de sua obstinação, Moisés então intercede pelo povo e diz "...Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui." e diz mais "... Acaso não é por andares tu conosco e separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que há sobre a face da terra?

Aí Deus responde a Moisés "...Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graças aos meus olhos e te conheço por nome.


Preste bem atenção no que eu irei te dizer nesta hora, Deus valoriza uma amizade, isso é algo raro para Deus e quando ele tem ele faz de tudo para manter esse amigo. Quando Moisés disse se a tua presença não for conosco não nos faça subir daqui, eu imagino que a amizade de Moisés era tão importante para Deus que Ele não deixaria o contato com Moisés por causa de um povo obstinado e de coração duro.

Agora leia com atenção o que quero trazer para sua vida, Deus valoriza uma amizade porque a grande maioria dos "cristãos" mantém uma amizade com Deus em busca de seus próprios interesses. O ser humano é movido por interesse e o ser humano cristão não é nada diferente disso. Você acha que eu estou exagerando? então la vai.

Circunstâncias em que oramos, jejuamos, buscamos a Deus, fazemos campanhas, vigílias, vamos até orar no monte e outras atitudes que nos aproximam de Deus:

- Estar desempregado;
- Doença na família;
- Obter bens como carro, casa, cargos na empresa, etc;
- Precisando de resposta por algum assunto;
- Buscando prosperidade;
- Enfrentando doenças graves;
- Querer crescer no ministério;
e muitos outros.

Não estou dizendo que você não tem que pedir tais coisas a Deus, muito pelo contrário você tem sim que pedir, Mateus 7.7-8 "Pedi e dar-se-vos-á.." "Aquele que pede recebe.." Não é errado pedir para Deus, você está recorrendo a um ser superior e dizendo que é dependente Dele.

O ponto onde quero entrar é qual o propósito de buscarmos a Deus, por causa de nossos interesses? ou porque amamos Ele? Seja sincero quantas vezes você ora e jejua apenas por que ama a Deus e quer estar perto Dele? ou quantas vezes você vai em um culto apenas para adorar a Deus e mostrar a Ele todo seu amor?

Imagine se você ganha uma milionária quantia de uma hora para outra, pode ter certeza que irá aparecer um bando de parentes de tudo quanto é lado, "amigos" que em outra época te ignoravam e te viravam as costas, agora pelo simples fato do interesse eles se aproximam de você. É disso que eu estou falando.

Deus é carente de amigos verdadeiros, não amigos que estejam perto Dele só pelo fato de que Ele é Deus e pode fazer tudo pelos seus. Muitos se dizem cristãos apenas pelo benefício da fé e não porque amam a Deus e querem estar perto Dele e fazer a sua vontade. E digo isso com muita dor em meu coração as igrejas evangélicas estão cheias de pessoas que servem a Deus apenas por interesses.

Quer tirar a dúvida, coloque em uma igreja uma faixa bem grande escrita:Campanha de Cura, Milagres, Respostas Urgentes e Causas Perdidas. Tenho certeza que a igreja irá encher. Agora coloque outra faixa: Campanha do encontro com Deus. Qual lhe chamaria mais atenção??

Deus valorizou a amizade com Moisés porque não era uma amizade superficial com base nos interesses de Moisés, um homem que subia no monte para ouvir Deus falar e lhe instruir, dar direção e suas revelações, ensinar a como conduzir o povo. Moisés dispunha do seu tempo para Deus não porque queria algo, mas porque o amava e queria fazer a sua vontade.

Que tipo de amigo você tem sido para Deus, o amigo que o segue por que o ama e quer estar no centro de sua vontade, ou o amigo que quer ter suas necessidades resolvidas por Ele.

Vou dar uma dica Mateus 6. 34
"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."

Busque a Deus porque quer ser seu amigo, e Ele como um bom amigo suprirá as suas necessidades sem você ter que pedir. Porque ele é teu amigo e te ama???

O desejo do meu coração é que possamos ser edificados por esta mensagem.

Que Deus abençoe.

Amem!!

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Jesus Cristo, concordo com este conselho pois se olharmos para nossa própria vida veremos que Só vamos conseguir orar e jejuar fielmente quando buscarmos agradar ao Senhor, PRIMEIRO AS COISAS DE CIMA DEPOIS AS QUE SÃO DA TERRA,Enquanto nós não aprendermos a
    buscar o reino de Deus, e a sua justiça, as "todas estas" coisas não nos serão acrescentada!(Mateus 6. 34
    "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.")lutemos todos para sermos achados como amigo de DEUS... UM ABRAÇO family Dias

    ResponderExcluir
  2. linda mensagem, amo a Deus acima de todas as coisas,com toda minha alma, com todo meu coraçao, com toda minha força... moises mostrou a deus que ele preferia a presença de Deus do que a promesa, e muitas vezes queremos as promessas mais do que a Deus... amem, Deus abençoee...

    ResponderExcluir